FAI UFSCar retifica chamada de programas da Rádio UFSCar; prazo para a submissão é ampliado

QUINTA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2025 FAI UFSCar retifica chamada de programas da Rádio UFSCar; prazo para a submissão é ampliado

A Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar retificou a chamada pública aberta para a seleção de programas para a grade de programação 2025/26 da Rádio UFSCar. O procedimento foi necessário para ajuste no conteúdo do item 4.5.1 da Chamada, que faz parte da seção IV. DA SELEÇÃO, APROVAÇÃO E HABILITAÇÃO DOS PROGRAMAS.

O cronograma do edital também foi alterado. Agora, as pessoas interessadas podem submeter propostas até às 17 horas do dia 28 de fevereiro. O encaminhamento dos projetos deve ser feito por meio do endereço www.radio.ufscar.br/chamadapublica. As pessoas que já se inscreveram no edital, não precisam enviar novamente a proposta.

CONFIRA O EDITAL RETIFICADO

A abertura de chamadas públicas, para a comunidade acadêmica e para pessoas e segmentos sociais, é parte da história e origem da Rádio UFSCar, estando associada à perspectiva de democratização dos espaços de mídia.

Qualquer pessoa com idade a partir de 18 anos pode propor um programa sobre qualquer tema, podendo escolher sua duração, periodicidade de veiculação (apenas uma exibição, semanal, quinzenal, mensal etc.) e o formato, como entrevista, discotecagem, dentre outros.

Os programas podem ser produzidos de forma independente, para interessados e interessadas que não integram a comunidade acadêmica, ou em coprodução com a Rádio UFSCar, no caso de projetos propostos por pessoas da UFSCar.

A participação de pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, assim como mulheres, pessoas transgênero e transsexuais, não binárias e com deficiência é estimulada. Elas terão acréscimo na pontuação do processo seletivo da Chamada Pública.

Todos os programas deverão atender às diretrizes do Projeto Editorial da Rádio UFSCar, disponível em www.radio.ufscar.br/sobre. Serão desclassificadas propostas de cunho religioso ou partidário ou classista, ou que incitem o ódio, a violência, o preconceito de gênero, raça ou social, ou que não façam uso do idioma português para sua locução ou entrevistas, exceto, neste último caso, quando se tratar de programa no formato de interprograma, que poderá fazer uso de outros idiomas.

Modalidades

Na modalidade "Coprodução", os programas poderão ser realizados em conjunto com a equipe da Rádio UFSCar. Dessa maneira, a gravação e a edição do conteúdo podem contar com o apoio da equipe da emissora, ficando a cargo do coprodutor o conteúdo musical, entrevistados(as) e locução.

As pessoas interessadas em inscrever programas na categoria “Independentes” deverão obrigatoriamente enviar um programa piloto por meio do formulário de inscrição. No caso de não se dar o envio prévio de programa piloto, a inscrição será desconsiderada.

Uma comissão interna, composta por representantes da FAI UFSCar, da Assessoria de Comunicação da Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e do Instituto da Cultura Científica (ICC), irá analisar a provar as propostas. Mais informações sobre a chamada pública estão disponíveis em www.radio.ufscar.br/chamadapublica

A emissora é uma concessão do Ministério das Comunicações à Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI UFSCar). A Rádio UFSCar pode ser ouvida em 95,3 FM em São Carlos e região ou pelo portal www.radio.ufscar.br.

 Foto: Arquivo UFSCar/Walter Milaneto