Para atualizar profissionais sobre abordagens mais eficientes de gestão de construções, estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Obras da UFSCar. Idealizado para atender a demanda do mercado por profissionais mais bem preparados na condução de empreendimentos da construção civil, por meio de aulas teóricas e práticas, com exercícios e simulações realizadas em programas computacionais, os profissionais terão contato com novas abordagens de gestão. "Ensinamos as principais estratégias utilizadas no mercado, bem como as boas práticas existentes, e isso traz um diferencial significativo e uma nova competência para o profissional", garante o professor Itamar Lorenzon, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar e coordenador da pós-graduação.
Especialistas têm apontado a necessidade de melhorias de gestão na cadeia produtiva da construção civil. Dentre os desafios, estão aprimorar o nível de precisão dos orçamentos, otimizar o uso de recursos, reciclar os resíduos e controlar a produtividade da mão de obra. No entanto, de acordo com Itamar Lorenzon, poucos profissionais estão preparados para lidar com essas mudanças em todos os níveis de planejamento de uma obra. "Apesar de ser um conteúdo obrigatório para os cursos na área, a maioria deles não oferece informações sobre os níveis de planejamento, nem aulas práticas com programas gerenciadores de projetos", afirma o pesquisador.
Segundo Lorenzon, o controle da produção - saber se a obra está no ritmo programado, se os recursos estão sendo otimizados, se a mão de obra tem uma produtividade adequada - é um dos aspectos menos trabalhados nos cursos de graduação da área. "O controle é fundamental para quem quer fazer uma gestão plena. Com a medição do desempenho, você consegue estabelecer metas e objetivos a serem atingidos, comparar com obras de referência e economizar recursos", explica o docente da UFSCar.
Os módulos do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Obras serão ministrados por professores do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar remotamente, com todas as aulas síncronas. No total, são 192 horas aula. Engenheiros, arquitetos, tecnólogos em edificações, gerentes e gestores de empreendimentos da construção civil e demais profissionais com ensino superior interessados no tema podem participar. As aulas começam em março. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma Box UFSCar. Na página, há mais informações, como valores de investimento.