A UFSCar abriga, na sala de Coleções Especiais de sua Biblioteca Comunitária, uma preciosidade: a Coleção Luiz Carlos Prestes, composta por cartas, recortes de jornais, objetos pessoais, livros e outros materiais que pertenceram ou se relacionam de alguma forma à vida de uma das mais importantes figuras da história do Brasil. A Coleção foi doada à Universidade em 2018 por Anita Leocádia Benário Prestes, filha de Prestes e Olga Benário, militante comunista assassinada na Alemanha nazista em 1942.
Anita Prestes esteve no Campus São Carlos da UFSCar recentemente, em sua terceira visita, para reuniões de trabalho no espaço da Coleção e outras atividades, dentre elas uma série de eventos abertos ao público. Durante a visita, ela concedeu entrevista à jornalista Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica da Universidade, durante a qual conversaram a partir de materiais que compõem o acervo, como cartas de Olga enviadas à filha do campo de concentração e o casaco com que Anita saiu, em 1938, da prisão feminina na Alemanha onde nascera 14 meses antes, passando dos braços da mãe, que nunca mais veria, para o colo da avó, Leocádia, depois de movimento que ficou conhecido como Campanha Prestes.
Os temas abordados vão do sentimento de gratidão que tem em relação à solidariedade internacional que salvou sua vida; passando por acontecimentos cotidianos de uma infância vivida em grande parte no exílio e sob os cuidados da avó e da tia Lygia Prestes; até acontecimentos históricos relacionados ao pai, a compreensão de Anita sobre os ideais socialistas e comunistas e a visão que tem para o futuro do País.
A íntegra da entrevista, com cerca de uma hora, acaba de ser lançada, em edição especial do videocast Conexão Federal, intitulada "Mulheres da família Prestes, com Anita Prestes". Além disso, uma outra produção, o documentário "Anita no acervo de Prestes - histórias que viajam no tempo" traz trechos da entrevista, imagens da Coleção e, também, depoimentos de gestora e profissionais que vêm trabalhando no acervo, sobre a relevância desses materiais e o impacto que podem ter não somente na melhor compreensão do passado, mas muito especialmente na construção do futuro.
As duas produções podem ser conferidas no canal UFSCar Oficial no YouTube.