A UFSCar realiza, no dia 6 de outubro, a sua Aula Magna com o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. O tema da aula, que abre o segundo semestre de 2023, será "Vida universitária como oportunidade de encontro e formação na diversidade, contra a violência e pela equidade". A aula será realizada às 14 horas, em uma tenda que será montada na Praça da Ciência (Área Norte do Campus São Carlos - ao lado do Observatório), com transmissão ao vivo no canal UFSCar Oficial no YouTube e exibição no Restaurante Universitário dos quatro campi, para as pessoas da comunidade que possuem a carteira funcional da Universidade.
O evento é gratuito, aberto a todas as pessoas e terá início às 11 horas com uma programação cultural realizada em parceria com a Coordenadoria de Cultura (CCult) da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), que contará com apresentações culturais de grupos da comunidade universitária a serem realizadas de hora em hora, das 11 horas às 19 horas, no palco que estará montado na Praça da Ciência. A programação conta com a participação dos grupos Per Ankh, Entre Cordas, Projeto Prática de Samba - Peregrinos do Samba, Bateria UFSCar, Grafismo Indígena, Hip Hop, Batalha de Rima e Sarau, Roda de Conversa sobre os projetos de permanência e a Big Boom Orquestra.
A Aula Magna marca também o lançamento da campanha institucional da UFSCar contra a violência "Discriminação não cabe na UFSCar. Aprenda, Ensine: violência é crime", realizada pela Reitoria, Secretaria Geral de Ações Afirmativa, Diversidade e Equidade (SAADE), Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPE), Assessoria de Comunicação da Reitoria e Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). Acompanhe os canais de comunicação oficiais da Universidade para mais informações e materiais da campanha.
Silvio Almeida
Silvio Luiz de Almeida, Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, é natural de São Paulo. Advogado há quase duas décadas, tem intensa atuação no campo dos direitos humanos. Graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde também realizou suas pesquisas de pós-doutoramento, e tem se destacado nos últimos anos por artigos e livros nas áreas do direito, da filosofia, da economia política e das relações raciais.
Seu livro "Racismo estrutural" é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes estudos recentes no campo das relações raciais. É professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e das escolas de Administração de Empresas e de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Em 2020, foi professor visitante do centro de estudos latino-americanos e caribenhos da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Já em 2022, foi professor visitante da Universidade de Columbia, no instituto de estudos latino-americanos, em posição anteriormente ocupada por intelectuais como Raul Prebish, Lilia Schwarcz e Milton Santos.
Silvio Almeida também se destaca por sua atuação à frente do Instituto Luiz Gama, organização que visa à defesa jurídica de minorias e à promoção de uma educação antidiscriminatória. Em 2021, foi relator da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para propor o aperfeiçoamento da legislação de Combate ao Racismo Institucional. Em 2022, participou da equipe de transição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos coordenadores do grupo de trabalho de direitos humanos.