A UFSCar conta com um novo produto de comunicação. Mensalmente, um minidoc será disponibilizado, no canal oficial do YouTube da UFSCar. O primeiro episódio é o "Embrapii e Inovação na UFSCar: o que é? como fazer?". Nele, o coordenador da unidade Embrapii UFSCar Materiais Avançados, Ernesto Pereira, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, fala sobre a unidade e também sobre seus impactos para a construção de conhecimento e para a relação da Universidade com as empresas. O minidoc tem a realização conjunta da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), do Instituto de Cultura Científica (ICC) e do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE).
"O papel da Embrapii é ajudar a indústria brasileira, de qualquer área, a agregar valor ao seu produto, a se tornar mais competitiva num cenário de mercado nacional e também de mercado internacional", afirmou Pereira, que complementou: "A Embrapii foi criada para fazer o vínculo entre o conhecimento que existe nas universidades, nos centros de pesquisa, mesmo em algumas organizações privadas do Brasil, e transferir esse conhecimento para as empresas".
Ele também falou sobre a unidade Embrapii UFSCar Materiais Avançados. "Nós somos chamados de unidade credenciada Embrapii. A Embrapii faz um edital de seleção e cada unidade credenciada Embrapii tem que ter um escopo ou como eles dizem: é aquilo que você faz melhor que todo mundo. No caso da UFSCar, há muitos campos dos saberes. Mas se tem um que é tradicional na Universidade e ela é reconhecida por isso é a área de Ciência e Tecnologia de Materiais".
No minidoc, o coordenador ainda explica como a unidade UFSCar Embrapii atua e como pode ser acionada. Confira o vídeo completo no YouTube.