A Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) UFSCar Materiais Avançados participou do Evento Embrapii WEEK Materiais Avançados, que aconteceu em agosto, nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo. A unidade da UFSCar foi representada pelo professor Márcio Weber Paixão, do Departamento de Química (DQ).
O evento, que promoveu visitas às Unidades Embrapii de Belo Horizonte e São Paulo para mostrar a infraestrutura voltada ao apoio para o desenvolvimento de soluções que tornam empresas mais competitivas, teve como objetivo imergir no mundo de materiais avançados, com apresentação das principais tendências na área, infraestrutura e pesquisadores de centros de pesquisa renomados, além de orientações para tirar do papel ideias e desafios tecnológicos.
Na imersão, empresas interessadas em inovar e aumentar a competitividade de seu negócio tiveram contato direto com a rede de inovação disponibilizada pela Embrapii, além de trocar experiências com empresas que já contrataram projetos. O intuito foi proporcionar o acesso aos modelos de estímulo ao desenvolvimento tecnológico disponibilizados pela Embrapii e, assim, encurtar os caminhos para a inovação.
O evento foi voltado a empresas interessadas em inovar que poderão ampliar conhecimentos na área de Materiais Avançados e terão acesso exclusivo a centros de pesquisa de excelência que irão apresentar oportunidades de desenvolvimento de projetos de inovação, trocando experiências e conhecimentos.
Os Materiais Avançados são qualquer tipo de material que possui a potencialidade de gerar novos produtos, soluções e processos inovadores, e que é utilizado para aplicações de alta performance. São semicondutores, biomateriais, materiais inteligentes e nanomateriais, entre outros.
Desde a fundação em 2013 até setembro de 2022, a Embrapii já alavancou R$ 224,3 milhões em projetos que utilizam os Materiais Avançados como tecnologia habilitadora. Deste total, R$ 77,02 milhões são investimentos exclusivos da instituição em recursos não reembolsáveis aplicados no desenvolvimento das pesquisas. O aporte possibilitou o apoio a 195 empresas parceiras e 221 projetos, sendo que 129 já foram concluídos e resultaram em 25 pedidos de propriedade intelectual.
Mais informações sobre o evento no site da Embrapii.