Atualmente, o ensino de inglês e línguas adicionais na escola pública, no nível fundamental II, é previsto e regulamentado por lei e parâmetros curriculares, mas a sua estruturação acarreta uma série de desafios, que vão desde a falta de recursos e investimentos nas escolas até a lacuna no suporte didático dado aos professores da língua. Uma das questões mais relatadas pelos docentes é a falta de materiais didáticos prontos para o direcionamento dos alunos, o que faz com que o processo de ensino/aprendizagem se torne mais lento e menos eficaz.
Considerada a língua de comunicação internacional, o inglês é relevante em contextos de trabalho, estudos, viagens e trocas interculturais, o que a torna imprescindível no ambiente escolar. Além disso, aprender uma nova língua pode proporcionar benefícios cognitivos e à saúde, como melhorar a memória e as habilidades neuronais. No caso das crianças, estudos comprovam que a aquisição de um novo idioma, estimula o cérebro e desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração.
Segundo a Professora Rita de Cássia Moraes, do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o público infantil necessita de um material de ensino significativo para o bom aprendizado, especialmente no Ensino Fundamental. “Nesta fase escolar, quando muitos alunos estão começando a aprender o idioma, o material pode incentivá-los ou desmotivá-los. O ideal é dar ao aluno contextos de aprendizagem, para que, ao acessar este livro didático, ele possa relacionar teorias e vocabulários com situações do seu cotidiano, facilitando assim, o processo de memorização”, afirma.
Para capacitação de professores, a UFSCar oferece o curso online “Elaboração de Material Didático para o Ensino de Inglês para Crianças”, que enfatiza a prática de sala de aula e no desenvolvimento de autonomia para que o professor possa elaborar seus próprios conteúdos ou adaptar materiais já utilizados. “Além da elaboração de novos materiais, nós queremos disseminar a cultura da personalização deste conteúdo, diante das necessidades dos alunos, levando em consideração as individualidades do ensino”, explica Rita, também coordenadora do curso.
Professores da língua inglesa das redes pública e particular, graduandos e pós-graduandos das áreas de Letras e Pedagogia, podem participar. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de março, pela Plataforma Box UFSCar, em https://bit.ly/materialdidaticoufscar. As aulas começam no dia 31 deste mesmo mês.