No Brasil, historicamente as ações de intervenção com famílias de crianças com deficiência têm se baseado no modelo clínico e de reabilitação. Porém, estudos e práticas mais recentes na Europa e Estados Unidos têm indicado a necessidade de avançar para um modelo chamado de "terceira geração", no qual os familiares se tornam protagonistas da atenção e a equipe de profissional atua de modo transdisciplinar com práticas baseadas na própria rotina da família. Para capacitar profissionais em relação a esse novo método, estão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Especialização Online em "Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais", ofertado pela UFSCar. A pós-graduação, inédita no Brasil, apresenta os estudos mais recentes desenvolvidos nessa área.
O objetivo do curso é proporcionar conhecimento sobre as práticas centradas na família em Intervenção Precoce na Infância e em contextos naturais de aprendizagem, capacitando os profissionais e equipes a utilizarem métodos, protocolos e estratégias fundamentadas e coerentes com tais práticas. A especialização capacita de forma humanista, crítica e reflexiva, para que o profissional use métodos, protocolos e estratégias corretamente, respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e de sua coletividade.
Com conteúdo baseado em evidências científicas e um método de ensino eficaz, a pós-graduação - alinhada com as demandas do mercado de trabalho - ainda oferece uma visão ampla e global para a equipe de saúde atuar em conjunto com a família, em parcerias recíprocas, para obter resultados efetivos a curto prazo. A grade curricular aborda desde a origem de práticas centradas na família, seus princípios e teorias, passando pelo aprendizado de como identificar necessidades e elementos familiares, assim como as características da criança, para que seja realizada uma avaliação eficaz. Ainda são apresentadas as políticas e diretrizes relacionadas à primeira infância no Brasil.
As aulas começam no dia 4 de março. Coordenada pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, a especialização tem um corpo docente composto por professores da própria Instituição e de outras universidades federais brasileiras, além de convidados internacionais. Ainda conta com o apoio da Associação Nacional de Intervenção Precoce na Infância de Portugal, organização responsável por formações no País, e da Rede Ibero-Americana de Atenção Precoce. Profissionais graduados que atuam na Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação - em serviços públicos ou privados -, podem participar. Profissionais graduados que atuam na Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação - em serviços públicos ou privados -, podem participar. Os interessados devem se inscrever pela Plataforma Box UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ipibrasil@ufscar.br.