Inscrições abertas para pós em Intervenção Precoce na Infância

QUARTA-FEIRA, 1 DE FEVEREIRO DE 2023 Inscrições abertas para pós em Intervenção Precoce na Infância

No Brasil, historicamente as ações de intervenção com famílias de crianças com deficiência têm se baseado no modelo clínico e de reabilitação. Porém, estudos e práticas mais recentes na Europa e Estados Unidos têm indicado a necessidade de avançar para um modelo chamado de "terceira geração", no qual os familiares se tornam protagonistas da atenção e a equipe de profissional atua de modo transdisciplinar com práticas baseadas na própria rotina da família. Para capacitar profissionais em relação a esse novo método, estão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Especialização Online em "Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais", ofertado pela UFSCar. A pós-graduação, inédita no Brasil, apresenta os estudos mais recentes desenvolvidos nessa área.

O objetivo do curso é proporcionar conhecimento sobre as práticas centradas na família em Intervenção Precoce na Infância e em contextos naturais de aprendizagem, capacitando os profissionais e equipes a utilizarem métodos, protocolos e estratégias fundamentadas e coerentes com tais práticas. A especialização capacita de forma humanista, crítica e reflexiva, para que o profissional use métodos, protocolos e estratégias corretamente, respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e de sua coletividade.

Com conteúdo baseado em evidências científicas e um método de ensino eficaz, a pós-graduação - alinhada com as demandas do mercado de trabalho - ainda oferece uma visão ampla e global para a equipe de saúde atuar em conjunto com a família, em parcerias recíprocas, para obter resultados efetivos a curto prazo. A grade curricular aborda desde a origem de práticas centradas na família, seus princípios e teorias, passando pelo aprendizado de como identificar necessidades e elementos familiares, assim como as características da criança, para que seja realizada uma avaliação eficaz. Ainda são apresentadas as políticas e diretrizes relacionadas à primeira infância no Brasil.

As aulas começam no dia 4 de março. Coordenada pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, a especialização tem um corpo docente composto por professores da própria Instituição e de outras universidades federais brasileiras, além de convidados internacionais. Ainda conta com o apoio da Associação Nacional de Intervenção Precoce na Infância de Portugal, organização responsável por formações no País, e da Rede Ibero-Americana de Atenção Precoce. Profissionais graduados que atuam na Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação - em serviços públicos ou privados -, podem participar. Profissionais graduados que atuam na Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação - em serviços públicos ou privados -, podem participar. Os interessados devem se inscrever pela Plataforma Box UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ipibrasil@ufscar.br.