Já está no ar a programação de férias da Rádio UFSCar. Com o slogan "Verão Gostoso Demais", a emissora educativa apresenta muita música e informação, trazendo os principais estilos musicais e suas histórias. Além disso, para o final do ano foi criada uma grade para todos os gostos. Para encerrar 2022, a rádio traz a cena independente, música clássica e muito black music. A Rádio UFSCar pode ser sintonizada em 95,3 FM, em São Carlos, e pelo site www.radio.ufscar.br.
Para celebrar as festas de final de ano, nos dias 24 e 31 de dezembro, às 21 horas será veiculado o "Concerto Villa Lobos", com a Orquestra Sinfônica de São Paulo, regida pelo maestro Roberto Minczuk, apresentando "Bachianas Brasileiras'', de 1930. Compositor sul-americano mais famoso da história, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro, Heitor Villa Lobos foi uma das mais criativas personalidades do século XX na música clássica brasileira, unindo a cultura regional às formas pré-clássicas no estilo de Bach, com fragmentos de canções populares, indígenas e folclóricas. Villa Lobos, que escreveu mais de 2 mil obras até sua morte, em 1959, foi uma das pessoas mais importantes do movimento artístico do modernismo no Brasil, que completou 100 anos neste ano de 2022.
Em seguida, às 22 horas, entra no ar "Seleção Rádio UFSCar com Artistas Independentes", que apresenta uma compilação de músicos de todo Brasil que passaram pela programação em 2022. São artistas dos mais variados gêneros, ritmos e movimentos musicais e que trazem o que há de mais novo e inventivo sendo feito em nosso país na atualidade. O programa, apresentado por Fernando TRZ, produtor musical da Rádio UFSCar, ainda traz depoimentos de cantores, compositores e músicos apresentando suas próprias canções e falando sobre os 15 anos da Rádio UFSCar, completados em 2022.
Já as 23 horas, a Rádio UFSCar apresenta "Na Pista Especial Afrobeat". Nesta edição de fim de ano, o programa resgata o Afrobeat, desde o início de seu movimento nos anos 70, com um de seus maiores ícones, o cantor e compositor nigeriano Fela Kuti, até os dias atuais, com nomes como o grupo afro-canadense Soul Jazz Orquestra, o grupo brasileiro Bixiga Setenta, os latinos e franceses do grupo Setenta e artistas do selo Philophon Records, chegando na música eletrônica do produtor musical sul africano Photay, e DJ Black Coffee. "É uma viagem pelo mundo Afrobeat e da diáspora africana, que atravessa décadas e se espalha intensamente, contagiando as pistas de dança mundo afora", afirma Diego Doimo, Diretor Artístico da Emissora.
Premiada pelo Júri pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e reconhecida em outras ações pelos conteúdos produzidos, a Rádio UFSCar opera para São Carlos e região, com transmissão 24 horas por dia em sete dias por semana, em 95,3 FM, pelo aplicativo disponível gratuitamente nas lojas de smartphones ou ainda pelo site www.radio.ufscar.br, no qual há mais informações. Escute diferente!