Biblioteca Comunitária da UFSCar sedia exposição "Arte e Cultura Indígena"

TERÇA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2022 Biblioteca Comunitária da UFSCar sedia exposição "Arte e Cultura Indígena"

Entre os meses de novembro e dezembro, está disponível para visitação na Biblioteca Comunitária (BCo), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a exposição "Arte e Cultura Indígena". Trata-se de uma exposição organizada pela Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) com o PET Conexões de Saberes Indígenas e em parceria com a Biblioteca do Campus Lagoa do Sino. A exposição é uma atividade que integra o VIII Seminário de Política de Informação e Memória, a III Semana da Consciência da Diversidade Indígena e a III Semana Indígena do Campus Lagoa do Sino.

A mostra de objetos tridimensionais contempla as etnias Omágua/Kambeba, Pataxó, Baré, Guarani, Xavante, Wauja, Krikati, Marubo, Pankararu e alguns povos do norte brasileiro. Grande parte dos objetos foram cedidos pelos próprios indígenas para a exposição e algumas peças pertencem ao acervo de Florestan Fernandes, que dedicou parte de sua pesquisa às questões indígenas e reuniu diversos objetos como arco e flecha, pente indígena, maracás, colar de contas de sementes, entre outros.

A mostra "Arte e Cultura Indígena" é gratuita, aberta ao público e pode ser vista na entrada da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da Universidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas. A exposição, além de física, será virtual e também poderá ser apreciada por meio do canal da UMMA no YouTube (https://www.youtube.com/@ummaufscar2757) e no Instagram da UMMA (@umma.ufscar) e da Biblioteca de Lagoa do Sino (@bls_ufscar_buri/).