No dia 20 de maio, às 18h30, acontece a Audiência Pública em que será apresentada e discutida a proposta final para o Plano de Mobilidade de Araraquara, realizado por professores do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar.
Essa é a terceira e última Audiência Pública sobre o tema e objetiva concluir a etapa de propostas e planos para o futuro da mobilidade urbana da cidade. É a etapa final do Plano de Mobilidade, que teve início com o diagnóstico e que envolveu pesquisas contemplando entrevistas com a população sobre seus deslocamentos, contagens de veículos em pontos específicos da malha urbana, além de um amplo conhecimento sobre as condições de mobilidade do município.
Nas audiências anteriores, foram coletadas as propostas da população, assim como foram apresentadas as etapas de pesquisas realizadas. Agora serão apresentadas para debate as propostas de planejamento para os próximos 10 anos, ou seja, até 2032.
No Plano, estão inclusos itens como cidade ciclável, mobilidade ativa e cidades para pessoas, que, por sua vez, nortearam as propostas que dão ênfase à estruturação de rotas cicloviárias, ampliação de zonas de pedestres, criação de Zonas 30, promoção da segurança viária, integração modal e interconectividade multimodal.
São responsáveis pelo estudo os professores Luciana Márcia Gonçalves, Thais de Cassia Martinelli Guerreiro, Rochele Amorim Ribeiro e Edson Augusto Melanda, que é o coordenador geral, além de estagiários, mestrandos e doutorandos, todos do DECiv da UFSCar.
A audiência será realizada na Câmara Municipal de Araraquara, com modelo de apresentação híbrida, presencial e online, pelo canal do YouTube.