UFSCar fica entre as 500 melhores universidades do mundo no QS Ranking

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2022 UFSCar fica entre as 500 melhores universidades do mundo no QS Ranking

A Universidade Federal de São Carlos apresentou mais uma vez excelente desempenho na edição 2022 do QS World University Rankings by Subject, ficando entre as quinhentas melhores universidades do mundo em 12 áreas de conhecimento (o resultado completo do ranking está disponível aqui). Em 2021, a Universidade foi incluída em 11 áreas e em 2019 em seis áreas. Os destaques ficam para os desempenhos da UFSCar na área de Matemática, em que pela primeira vez a Universidade está entre as 500 melhores do mundo. Ao analisar as universidades brasileiras ranqueadas, a UFSCar está entre as cinco melhores do Brasil nas áreas de Engenharia Química, Química e Ciência dos Materiais. 

"A UFSCar está evoluindo a cada ano no ranking, o que além de ser motivo de comemoração, é um indicador da qualidade e excelência da Universidade e da sua comunidade, responsável pelo resultado. Seguiremos trabalhando pela melhora contínua do ensino, pesquisa, extensão e inovação em todas as áreas do conhecimento para que os indicadores melhorem ainda mais nas próximas edições", disse a Reitora, Ana Beatriz de Oliveira. 

O QS Ranking by Subject coleta informações de mais de 1.500 universidades, incluindo 32 brasileiras, e indica as 500 mais bem avaliadas para 51 áreas do conhecimento das grandes áreas de "Artes e Humanidades", "Engenharia e Tecnologia", "Ciências da Vida e Medicina", "Ciências Naturais" e "Ciências Sociais e Gestão". A avaliação das universidades é feita segundo os critérios de reputação acadêmica entre pesquisadores, reputação entre empregadores, número de citações por publicação, índice H e índice de rede internacional de pesquisa. Os critérios de avaliação recebem diferentes pesos, segundo a área avaliada (clique aqui para conhecer em detalhe a metodologia do ranking). 

Leandro Innocentini Lopes de Faria, docente do Departamento de Ciência da Informação e presidente do Grupo de Trabalho - GT Rankings, explica que os Rankings são instrumentos importantes para apoio ao planejamento e à divulgação da atuação das Universidades. Além disso, reforça que o bom desempenho da UFSCar nessas avaliações, tanto entre acadêmicos como entre empregadores, é importante para atrair novos candidatos aos cursos da Universidade.Diante da importância dos rankings e de como podem contribuir para o desempenho da Universidade, a UFSCar conta com a atuação do GT Ranking, criado em 2021 e composto por representantes das Secretarias Gerais de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) e de Relações Internacionais (SRInter), das Pró-Reitorias de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, e do Departamento da Ciência da Informação, para o aprimoramento no tratamento dos rankings universitários pela UFSCar.

Além disso, a Universidade participa do Projeto Métricas, coordenado pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que visa promover o uso dos rankings como apoio ao desenvolvimento institucional.

As áreas em que a UFSCar está entre as 500 melhores universidades e sua posição entre as universidades brasileiras são indicadas a seguir: 
Engenharia Química (4ª)
Ciências dos Materiais (4ª)
Química (5ª)
Engenharia Mecânica (7ª)
Física e Astronomia (8ª)
Matemática (8ª)
Engenharia Elétrica e Eletrônica (9ª)
Ciências Ambientais (9ª)
Ciência da Computação e Sistemas de Informação (10ª)
Agricultura e Silvicultura (10ª)
Ciências Biológicas (12ª)
Medicina (18ª)