A FAI.UFSCar publicou uma errata em relação ao processo seletivo de um bolsista para atuar na EMBRAPA Instrumentação, em São Carlos, no projeto “Uso da Espectroscopia de Emissão Óptica com Plasma Induzido por Laser (LIBS) para Análise do Vigor de Sementes de Milho”. Houve alteração no cronograma do Edital.
Agora, os interessados podem se inscrever até o dia 7 de fevereiro. Nos dias 10 e 11 acontece a análise de currículos e documentos enviados para inscrição. Já no dia 13 ocorre o agendamento de entrevistas dos classificados. As entrevistas online, nas quais serão verificadas as habilidades e competências para o desempenho da função, como, por exemplo, a experiência do candidato com assuntos relacionados ao projeto, vão ser realizadas entre os dias 14 e 18 de fevereiro. O resultado final será publicado no dia 20 do mesmo mês no site www.fai.ufscar.br.
Profissionais com graduação e mestrado em Química, Física ou Engenharia Física podem participar da seleção. É preciso ter experiência efetiva, há, no mínimo, oito anos após a conclusão do ensino superior, em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação e com prática em Instrumentação Ótica, com técnicas espectroscópicas e conhecimento em aplicação de quimiometria e estatística e técnicas de aprendizado de máquina para construir modelos com os sinais espectrais. Os interessados devem enviar os documentos solicitados no edital para o e-mail processoseletivo@fai.ufscar.br.
O candidato selecionado deverá atuar no preparo de amostras, realizar medidas com sistema LIBS nos moldes de pulso único e pulso duplo para caracterizar as melhores condições da instrumentação, além de construir e validar modelos de classificação para os grãos de milho. Dentre outras atividades, o profissional ainda deverá ainda participar de atividades de extensão, ensino e pesquisa relacionadas a iniciativa, apresentar trabalhos em eventos científicos e relatórios.
Serão concedidas bolsas mensais de R$ 5 mil entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023 (12 meses). A dedicação é de 40 horas semanais e o bolsista será orientado e supervisionado pelo coordenador do projeto. Parte das atividades serão desenvolvidas na própria sede da Embrapa Instrumentação, em São Carlos.