Reitora da UFSCar comenta atual cenário da pandemia e compartilha orientações

SEXTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2022 Reitora da UFSCar comenta atual cenário da pandemia e compartilha orientações

A professora Ana Beatriz de Oliveira, reitora da UFSCar, em vídeo publicado nas redes sociais comentou o cenário atual da pandemia de Covid-19 e compartilhou algumas orientações com a comunidade universitária. Ressaltando o agravamento nos índices pandêmicos, a reitora, que também é profissional de saúde, lembrou que os dados que temos neste momento não estão consolidados.

“A nova variante chegou ao Brasil ao mesmo tempo em que uma epidemia de Influenza e isso saturou sobremaneira o sistema de testagem, que já era frágil. As pessoas não sabem se tem sintomas de Covid-19 ou gripe. Estamos acompanhando com muita atenção para entender se haverá aumento dos casos graves e como isso vai impactar nosso sistema de saúde como um todo, já que os leitos de UTI Covid foram desmontados em virtude do controle alcançado no segundo semestre de 2021”, alertou.

Ana Beatriz ressaltou que a vacinação tem sido muito importante e pediu que todos continuem se imunizando e incentivem as pessoas próximas a também se vacinarem com a segunda e a teceria dose, caso já estejam aptas. A professora ainda falou sobre a importância de medidas simples, eficazes e fundamentais para o controle da pandemia, como o uso adequado de máscaras, evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência. “Tenho observado algumas pessoas que não usam corretamente a máscara, não cobrem totalmente o nariz e a boca, às vezes colocam as máscaras no queixo e estamos diante de uma variante altamente transmissível. É muito importante usarmos adequadamente este equipamento”, disse.

Pessoas da comunidade UFSCar que tenham sintomas ou tenham tido contato com pessoas que testaram positivo para Covid-19 devem avisar o Sistema de Vigilância Epidemiológica da Universidade, pelo aplicativo Guardiões da Saúde, pelo e-mail da vigilanciaepidemiologica@ufscar.br e aguardar as orientações. O Hospital Universitário (HU) da UFSCar atende apenas casos de alta complexidade encaminhados pelo sistema público de saúde.

O levantamento destes dados é fundamental para embasar a tomada de decisão em relação ao avanço do Plano de Retorno das Atividades Presenciais. “Há muita dificuldade na atualização dos dados do Ministério da Saúde. Por isso, manter atualizado os dados da nossa comunidade é muito importante para fortalecer a nossa rede de vigilância interna”, explicou Ana. A Reitora ainda contou que a UFSCar deve iniciar a testagem da comunidade acadêmica a partir do dia 31 de janeiro, quando ocorre o início das aulas práticas presenciais, que vai dar suporte às atividades de vigilância epidemiológica. Veja o vídeo completo.