Ao longo desta semana, está sendo realizada em todo o território nacional a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população em geral. A ideia é estimular a curiosidade e motivar as pessoas a discutirem as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos em diferentes áreas.
O tema da SNCT em 2021 é "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta". A temática visa problematizar as questões que ultrapassam fronteiras, em busca de ações e políticas em CT&I cooperadas, integradas e convergentes.
Na UFSCar, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) preparou uma programação diversificada, que contempla todas as áreas do conhecimento em uma perspectiva transversal. No dia 20 de outubro, quarta-feira, às 9 horas, a conferência de abertura terá o tema "Por uma tecnociência (transversal) e solidária" e contará com a participação do professor Renato Dagnino, do Departamento de Política Científica e Tecnológica, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Às 10h30, haverá a mesa-redonda "Pandemia e universidade", com os professores Bernardino Geraldo Alves Souto e Gustavo Nunes de Oliveira, do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar. Para a parte da tarde, está programada a mesa que comemora os 15 anos de atuação do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar, além de minicurso sobre aspectos éticos das pesquisas com seres humanos, mesa-redonda sobre preconceito, universidade e ciência, entre outras atividades.
Na quinta-feira, dia 21, a professora Vera Alves Cepeda, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar, profere a conferência "Ciência, inovação e desenvolvimento: correlações e desafios". Ao longo do dia, serão realizadas ainda mesas-redondas, atividade cultural e live. O cronograma do dia está disponível aqui.
Na sexta-feira, dia 22, a programação continua com apresentações sobre biossensores e a Covid-19; financiamento em pesquisa; inovação e pandemia, entre outros temas. A conferência de encerramento vai abordar "Como o cientista pode combater as fake news e o negacionismo científico", com o professor Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, do Departamento de Física (DF) da UFSCar.
A programação é online e, para participar, é necessário fazer inscrição pelo site do evento, onde constam as informações completas sobre temas, horários, palestrantes e links de acesso. A SNCT é promovida pelo MCTI em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o País. Detalhes em https://semanact.mcti.gov.br.