Os coordenadores do Master in Business Innovation, da UFSCar-Sorocaba, junto a colaboradores do curso, acabam de lançar um guia de boas práticas para o ensino de empreendedorismo, voltado a educadores, gestores de instituições de ensino e todas as outras pessoas que se interessam pelo assunto.
O material foi elaborado a partir de uma série de entrevistas junto a especialistas e de estudos realizados pela equipe do MBI. O guia apresenta desde fundamentos teóricos em Pedagogia e ensino de empreendedorismo, até práticas concretas para que professores possam se apropriar delas e implementá-las em seus devidos contextos.
"Essas práticas são, muitas vezes, uma fatia superfina da experiência pedagógica de um curso, uma aula ou até mesmo um exercício pontual, e era realmente o que idealizamos desde o começo: experiências replicáveis e inspiradoras para que o leitor possa melhorar sua prática em sala de aula", afirmam os organizadores da obra.
O material começa com uma breve discussão sobre fundamentos pedagógicos no ensino de empreendedorismo e depois avança para conceitos e objetivos comuns na prática de ensinar potenciais empreendedores; aborda, em seguida, estudos que já trataram de boas práticas internacionais e, então, apresenta 16 boas práticas brasileiras. O guia termina com os principais aprendizados das entrevistas que foram realizadas.
O trabalho contou com a participação de pesquisadores, professores e técnicos da UFSCar e da Universidade de São Paulo (USP), que participam do MBI e, a partir dessa experiência, juntaram-se na linha de pesquisa "Inovação e Empreendedorismo", do grupo de pesquisa "i-Context: Inovação, Cocriação, Experiência e Território". A equipe conta com Artur Vilas Boas, da USP, professor convidado do MBI para as matérias relacionadas à inovação em startups; com Maria Angélica Zanotto, pedagoga da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar e doutora em Educação; e com os professores da UFSCar Cesar Alves Ferragi, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), e André Félix Cardoso, do Departamento de Administração (DAdm-So), ambos coordenadores do curso.
O guia está disponível gratuitamente, na íntegra, para download no site do Research Gate.