Até o dia 13 de julho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET:EnPED:2018), que discutem os efeitos do mundo digital no ensino e abre espaço de divulgação e discussão de resultados de pesquisas, práticas e experiências brasileiras e estrangeiras. Pessoas de todo o país e de outros lugares do mundo participam das atividades, seja de forma presencial ou virtual. Estão sendo apresentados estudos sobre aprendizagem e gestão de tecnologia, formação de professores, sobre a produção de materiais didáticos e outros conteúdos inovadores, inclusive os acessíveis, dentre outros assuntos.
A etapa virtual, que começou no dia 26 de junho, conta com palestras e mostra de projetos, em horários livres e flexíveis, com interações entre participantes e especialistas, contando com o apoio de moderadores. Dentre outros temas, já foi abordada a inovação em tecnologia em cenários educacionais em transição e ferramentas de ensino a distância, além do potencial de plataformas, como a Moodle, por exemplo. Ainda serão tratadas estratégias para ensinar por meio de jogos tanto no ambiente virtual como na sala de aula tradicional. O CIET:EnPED:2018 oferece diversos minicursos virtualmente, até o dia 11 de julho, e presencialmente, no dia 10.
A etapa presencial, que ocorre a partir do dia 11 de julho, também tem uma grande programação. Inclusive, a partir dos resultados das discussões das sessões virtuais, espera-se um debate mais maduro nesta segunda fase. Além de palestras, debates, apresentações de pesquisas, haverá reuniões de grupos que estudam a Educação a Distância e do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, que é uma atividade periódica específica para gestores.
Como parte das atividades será lançado o "Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância", uma produção coletiva e especializada. Epistemologia, tecnologias digitais, cultura digital e conhecimento são algumas outras temáticas contempladas. O professor Daniel Mill, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar e organizador do livro, explica que a composição do Dicionário partiu de um mapeamento das questões abordadas na literatura especializada, em eventos científicos da área e em práticas pedagógicas envolvendo a relação entre educação e tecnologias. A sistematização desse conhecimento acumulado levou a um verdadeiro conjunto de saberes.
Na sequência, haverá um debate sobre as perspectivas de aprendizagem, ensino e gestão para a Educação a Distância. No período da tarde tem uma conversa sobre os fundamentos da área. Por fim, no dia 13, haverá uma discussão sobre como fomentar a cultura da inovação e outra sobre os caminhos para formação docente nestes cenários em transição. Também serão lançados o PoCA e Inovaeh, o Portal Aberto e Educação Híbrida UFSCar. Ainda serão realizadas atividades paralelas, fora da programação do evento, como workshops e fóruns. A programação completa, o formulário de inscrições e mais informaçõ