No segundo semestre, a UFSCar realiza dois eventos para debater a situação atual da formação de professores da Educação Infantil, assim como dos educadores do Ensino Fundamental, tanto aqueles que ensinam letramento quanto os que explicam matemática, e suas preocupações. Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro acontece o 5º Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e o 4º Colóquio de Práticas Letradas.
Segundo a professora Cármen Lúcia Passos, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar e uma das coordenadoras dos eventos, serão abordados o currículo, o desenvolvimento do pensamentos dos alunos no início da escolarização, o conhecimento especializado que o professor de matemática precisa ter, além das políticas públicas que existem para a área. Ainda serão apresentados materiais que podem ajudar no processo de ensino e os equívocos e contradições dos jogos que instruem orientam a matéria, além das reais possibilidades nesta área. A desobediência nas salas de aula também será discutida.
A professora Mônica Signori, docente de Departamento de Letras que também coordena as iniciativas, conta que a programação inclui palestras com especialistas do Brasil e de outros países, mesas-redondas, relatos de experiências que deram certo e apresentações de pesquisas. Os interessados em enviar seus estudos podem submeter seus resumos até o dia 15 de julho. Também haverá oficinas pedagógicas, que vão desde sobre tecnologia, educação inclusiva, interdisciplinaridade e noções geométricas, passando por justiça social e representação cultural na aprendizagem, até como memorizar a tabuada sem decorar. Ainda serão demonstrados novos métodos para ensinar matemática nos anos iniciais.
Professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, estudantes de Licenciatura, pós-graduandos e outros profissionais ligados ao ensino, podem participar. As inscrições podem ser realizadas, até o dia 1º de setembro, pelo site www.eemai2018.faiufscar.com - no qual há mais informações. Até o dia 9 de julho tem desconto. Educadores do nível básico e alunos de graduação da UFSCar não pagam.
O 5º Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e o 4º Colóquio de Práticas Letradas contam com o apoio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da UFSCar e da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade.