O músico Nailor Azevedo, conhecido como Proveta, aprendeu as notas musicais antes mesmo do alfabeto. Nascido em Leme (SP), passou de bailes no interior à orquestra do maestro Sylvio Mazzucca, em São Paulo. Hoje, é compositor, arranjador e líder da banda Mantiqueira, já indicada ao Grammy Latino e vencedora do Prêmio da Música Brasileira.
Além de ser muito requisitado no cenário nacional - convidado de artistas como Milton Nascimento, Gal Costa, Raul Seixas e Yamandu Costa -, Proveta também tem empreitadas internacionais no jazz e na música clássica, tendo feito participações em trabalhos de Benny Carter e Anita O¿Day.
Nos dias 25 e 26 de maio, ele será o convidado especial da Orquestra Experimental da UFSCar, em São Carlos. O repertório terá cinco músicas brasileiras em diferentes ritmos e estilos, entre elas "Bola de Meia, Bola de Gude", de Milton Nascimento, e "Águas de Março", de Tom Jobim, todas com o Proveta como solista.
O evento será aberto ao público apenas no sábado, dia 26/5, às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos (Rua Sete de Setembro, 1735, no Centro). O ingresso é gratuito e estará disponível para retirada na bilheteria do Teatro, a partir das 14 horas do dia da apresentação. Os lugares são limitados e cada pessoa poderá retirar até dois ingressos.