A agropecuária brasileira sempre foi fundamental para a economia do país, tanto em termos de exportações como também de renda, por causa da geração de empregos. E com o crescimento da competitividade no setor, é preciso ter melhores estratégias em toda a cadeia de produção.
Marta Cristina Marjotta-Maistro, docente do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural da UFSCar, afirma que a capacitação de profissionais que atuam na área, tende a tornar o mercado ainda mais dinâmico e contribui para o fortalecimento do agronegócio. “O setor agropecuário tem avançado em termos de uso de novas tecnologias e, isso, muito rapidamente, exige que todos aqueles que atuam na área tendem a procurar atualização dos conhecimentos”, explica a especialista.
Mas como aproveitar as oportunidades do agronegócio? Como empreender neste setor no Brasil? As respostas para essas e outras questões estão no Curso de Especialização em Agroempreendedorismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pós-graduação, que está com inscrições abertas, apresenta, discute e aprofunda as ferramentas e conceitos nas áreas de Economia e Administração. Cadeias do agronegócio com potencial de inovação também vão ser analisadas.
A especialização ensina técnicas e inovações para quem quer empreender ou já está no setor agro, mas precisa ter uma visão sistêmica do negócio. O curso aborda fundamentos do empreendedorismo, assim como as barreiras encontradas no mercado. Com a capacitação em planejamento estratégico, logística e gestão de pessoas, os alunos vão aprender a produzir o próprio plano de negócios., levando em conta a gestão de risco no empreendimento.
A busca por novas oportunidades está ligada à criatividade, inovação e ao empreendedorismo. Por isso, com um caráter inovador, o curso da UFSCar também ensina sobre startups, incubadoras e parques tecnológicos, assim como sobre banco de dados, biotecnologia agroindustrial, marketing digital e internet das coisas. A grade curricular ainda é formada por temas como micro e macroeconomia, custos de produção, tributação, contabilidade, análise de investimento e financiamento público de inovações. Nas aulas, também serão tratados comportamento e decisões do consumidor, conceitos básicos de pesquisa, as políticas agrícolas no Brasil, o meio ambiente e sua legislação, e o mercado internacional.
Profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Economia e Administração, com nível superior completo podem participar. Os interessados devem se inscrever, até o dia 11 de maio, pelo site www.cursoagroempreendedorismo.ufscar.br. O curso começa no dia 18 de maio e tem duração de 18 meses. As aulas acontecem nas dependências do Pecege, em Piracicaba, no interior de São Paulo, às sextas-feiras das 19 às 23 horas e sábados das 8 às 17 horas, de 15 em 15 dias. Mais informações pelo telefone (19) 3377-0937 ou pelo Facebook, em www.facebook.com/AgroEmpreendedorismo.