Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) traduziram para o Português um instrumento americano de avaliação voltado a crianças com autismo e outros indivíduos que demonstram atrasos de linguagem. É o VB-MAPP (do Inglês, Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program).
De acordo com Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e coordenador do Instituto Lahmiei - Autismo, ambos da UFSCar, e um dos responsáveis pela tradução, o VB-MAPP é uma ferramenta importante para permitir uma boa avaliação do repertório da criança, suas habilidades e dificuldades no aprendizado.
Para Maria Carolina Martone, pesquisadora do Lahmiei, o VB-MAPP, embora não seja o único instrumento de avaliação, é o mais usual e relevante agora disponível em Português. "Considero o método fundamental para educadores e profissionais da Saúde que trabalham com crianças autistas", explica.
Com o objetivo de ensinar a aplicação do VB-MAPP e como entender e interpretar os resultados encontrados, a UFSCar oferece a profissionais da Educação e da Saúde a quarta edição do curso avançado sobre o método, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, na cidade de São Paulo, com professores doutores em Análise do Comportamento.
As aulas acontecem no Hotel Pergamon, que está localizado na Rua Frei Caneca, 80 - na Consolação, em São Paulo. Os interessados podem se inscrever pelo site www.vbmapp-spaulo.faiufscar.com, no qual há mais informações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email autismoufscar@gmail.com.