No primeiro dia do III Congresso de Ensino de Graduação (ConEGrad) da UFSCar, que tem como foco o tema “Docência Universitária: caminhos para desenvolver boas práticas”, houve uma palestra sobre “Aprendizagem ativa e colaborativa no Ensino Superior” com o professor Ricardo Fragelli, docente da UNB.
Durante a atividade, o especialista apresentou o "Método 300", desenvolvido por ele e que já elevou de 50% (média nacional) para 95% a taxa de aprovação na disciplina de Cálculo 1, cursada por estudantes de Exatas e muitos cursos da área de Biológicas por todo o país.
Segundo o professor Ricardo Fragelli, o objetivo desta metodologia é que não exista nenhum aluno isolado em sala de aula pois, segundo estudos, o isolamento é um dos maiores fatores desestimulantes. Como forma de integração, nesta metodologia os grupos são formados de acordo com a colaboração dos membros e por alunos com desempenhos diversos nas avaliações.
O ConEGrad acontece como parte da 11ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da UFSCar. Mais informações em www.jornadactc2017.faiufscar.com.