O Cine São Carlos exibe entre os dias 8 e 21 de junho a programação do Festival Varilux de cinema francês. A edição deste ano acontece em 55 cidades brasileiras. Os maiores astros do cinema francês estarão presentes na seleção: o público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet, Omar Sy e Cécile de France.
A Rádio UFSCar é parceira do Cine São Carlos no evento. “É só ficar ligado na nossa programação que iremos sortear ingressos para o festival”, salienta Diego Doimo, gerente da rádio. Esse é o segundo ano consecutivo que São Carlos integra o Festival Varilux. “O festival foi aprovado pelo público no ano passado”, lembra Pedro Casella, responsável do Cine São Carlos. “São Carlos é uma das poucas cidades brasileiras que estão neste circuito alternativo graças ao público diferenciado que tem”, salienta.
A programação 2017 é composta por 19 produções inéditas nos cinemas brasileiros, incluindo um documentário e um clássico. “Rodin”, de Jacques Doillon, que estreou mundialmente em maio no Festival de Cannes, é um dos filmes. Em Paris de 1880, Auguste Rodin (Vincent Lindon) finalmente recebe, aos 40 anos, sua primeira encomenda do Estado: A Porta do Inferno, obra composta de figuras que farão sua glória, como O Beijo e O Pensador. Ele divide sua vida com Rose, sua companheira, quando conhece a jovem Camille Claudel (Izia Higelin), sua aluna mais talentosa, que rapidamente torna-se sua assistente e, em seguida, sua amante.
Outro longa que vem da seleção principal de Cannes do ano passado é “Um Instante de Amor” (Mal de Pierres), de Nicole Garcia, que traz Marion Cotillard em elogiada atuação como Gabrielle, jovem cheia de desejo e infeliz em seu casamento arranjado por sua família. Quando ela adoece, é enviada para se tratar em águas termais na Suíça, onde se apaixona pelo militar casado Andre Sauvage (Louis Garrel).
Também na lista de filmes do Festival Varilux, “Frantz”, de François Ozon, foi selecionado para o festival americano Sundance deste ano, após ter participado do Festival de Toronto e concorrido ao Leão de Ouro no Festival de Veneza. Indicado ao prêmio César – o Oscar francês – em nove categorias, o drama é uma livre adaptação do filme “Não Matarás” (1932), de Ernest Lubitsch. Outro selecionado para Veneza e integrante da programação do Festival Varilux 2017 é “A Vida de uma Mulher” (Une Vie), de Stéphane Brizé.
Do Festival Internacional de Berlim, a programação do Varilux traz “O Reencontro” (Sage Femme), de Martin Provost, comédia dramática. Além destes, outros cinco filmes participaram de festivais internacionais em suas últimas edições. De Cannes: “Na Vertical” (Rester Vertical), de Alain Guiraudie; “Na Cama com Vitória”