Levar conhecimento científico à população de uma forma descomplicada é o desafio do Pint of Science, um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo que acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio simultaneamente em 11 países. No Brasil, 22 cidades sediam o evento. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) não poderia ficar de fora.
Em São Carlos, a UFSCar apoia a coordenação local que é do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), e em Sorocaba é a instituição organizadora, sob a coordenação de Ana Claudia Lessinger, docente do Departamento de Biologia, com a participação de vários outros professores do Campus Sorocaba.
“Se o conhecimento científico ficar limitado aos laboratórios e salas de aula, ficará restrito a poucos. É parte do compromisso social da UFSCar promover a democratização deste conhecimento e os seus pesquisadores devem promover estratégias para valorizar a popularização da ciência e se aproximarem de outros públicos, desmistificando a imagem que a sociedade tem do cientista”, declara Ana Claudia.
São Carlos – Além do apoio na coordenação em São Carlos por meio da Rádio UFSCar, TV UFSCar e FAI (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnologia), sete pesquisadores da universidade participam das discussões sobre depressão, ansiedade e autismo, composição de vidros, sustentabilidade e medicamentos a partir da biodiversidade brasileira nas mesas do Mosaico, West Brothers e Água Doce Cachaçaria. É só escolher o tema, o bar e participar: programação completa em www.pintofscience.com.br.
Escute aqui a entrevista que a Rádio UFSCar fez com a coordenadora nacional do Pint of Science, Natalia Pasternak
Em São Carlos
Segunda, 15, às 19h30
Terça, 1