A Rede Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos irá contemplar com R$ 60 mil seis entidades culturais do município com o objetivo de fortalecer as atividades que já desenvolvem. Sendo parte do Programa Cultura Viva, criado pelo Ministério da Cultura em 2004 - e que em 2014 foi instituído como Política Nacional de Cultura Viva - pretende-se também formar uma rede de criação e gestão cultural. As inscrições estão abertas até às 18 horas do dia 4 de janeiro de 2017.
Para concorrer, as entidades precisam estar formalmente constituídas e exercendo atividades culturais há pelo menos três anos no município de São Carlos. O edital está disponível no site da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar), gestora do projeto, em www.fai.ufscar.br.
Segundo Carla Silva, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar e integrante da Rede de Pontos de Cultura, por meio deste projeto pretende-se ainda promover a articulação para além das entidades contempladas. "A Rede Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos também irá mapear ações culturais da cidade e realizar oficinas de formação", relata.
O professor do Departamento de Letras (DL) da UFSCar Wilson Alves-Bezerra, coordenador da Rede Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos, explica que ensino e pesquisa são atuações mais conhecidas da Universidade, mas é por meio de projetos de extensão como este que se estreita o relacionamento com a sociedade. “A Rede é um importante projeto de extensão universitária. Esse tipo de atividade permite o efetivo diálogo entre a Instituição e a comunidade do município", frisa Alves-Bezerra.
Dúvidas sobre a Rede Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos podem ser esclarecidas pelo email pontosdecultura@ufscar.br ou, até o dia 21 de dezembro, nos Núcleos de Extensão da UFSCar, localizados na área Norte do Campus São Carlos da Universidade, as quartas-feiras, das 14 às 16 horas. Mais informações pelo site www.pontosdecultura.ufscar.br e no Facebook, em www.facebook.com/pontosdeculturaufscar.